21 de maio de 2022

DSCN0065 DSCN0068 DSCN0083  DSCN0091 DSCN0109 DSCN0125  DSCN0143

 

Diretores do Sincomeriários de Presidente Prudente e Região, estiveram na cidade de Atibaia-SP, nos dias 14,15 e 16 de outubro, participando do 24°Congresso dos Comerciários, Realizado pela Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo, (Fecomerciários), no Congresso várias palestras foram ministradas por vários profissionais , inclusive o atleta Fernando Scherer falou da sua conquista Olimpica na natação, uma palestra de motivação para todos  os  presentes.

Decisões  importantes foram deliberadas no evento.

O evento foi realizado na cidade de Atibaia nos dia 14, 15,16 do mês de outubro, a Comissão Organizadora do congresso colocou à apreciação dos sindicalistas as Resoluções dos assuntos discutidos. Aprovadas por unanimidade, o que foi discutido, vai ser apreciado pela Fecomerciários e seus 68 Sindicatos em todo o Estado de São Paulo.

 

O que foi aprovado:

 

1) Promover ações efetivas que valorizem os comerciários e as comerciárias do Estado de São Paulo, enquanto ser humano e profissional, visando a adoção do Trabalho Decente.

 

2) Que as 13 Regionais da Fecomerciários promovam mais interação entre os Sindicatos e a Federação, descentralizando a ação federativa para incrementar nosso relacionamento com a base e visando a implementação de políticas públicas que beneficiem toda a sociedade.

 

3) Atuar em Brasília, no Congresso Nacional, e nas respectivas bases dos deputados federais e senadores, no Estado, com a nossa força de mobilização, a fim de preservar os sagrados direitos dos comerciários.

 

4) Reiterar nossa posição contrária a toda e qualquer matéria ou afim, apresentada pelo Congresso Nacional, que vise enfraquecer a estrutura e a organização sindical.

 

5) Reafirmar a posição contrária do sindicalismo comerciário paulista mediante a Terceirização ampliada da mão de obra.

 

6) Defender, por meio de cada um dos nossos 68 Sindicatos Filiados, as causas dos aposentados e das aposentadas, com respeito e dignidade às aposentadorias e benefícios.

 

7) Empreender ações estaduais que tenham como foco a geração de melhorias salariais para recompormos, de modo constante, o poder aquisitivo da nossa categoria.

 

8) Criar um atuante grupo para assessorar dirigentes e funcionários na busca de cobrir o Estado com uma Campanha de Sindicalização permanente.

 

9) Compor um grupo de assessoria para discutir a democratização dos estatutos das entidades.

 

10) Fortalecer a unidade da “Corrente Comerciária”, movimento político nascido da Fecomerciários, cujo principal objetivo é eleger para os Poderes Executivo e Legislativo, legítimos representantes dos comerciários paulistas.

 

11) Investir na capacitação profissional dos comerciários e no aprimoramento da formação sindical dos dirigentes sindicais comerciários.

 

12) Defesa da Pauta Trabalhista em trâmite no Congresso Nacional que, entre outros pontos, reivindica:

 

  • Redução da taxa de juros para que haja a retomada do crescimento econômico nacional, com o reaquecimento da produção da nossa indústria. Não à desindustrialização!!!

 

  • Redução da jornada semanal de trabalho, sem redução salarial.

 

  • Concentrar esforços para atuarmos, juntos, pela valorização do salário-mínimo nacional e também estadual. Salário-mínimo valorizado tem impacto positivo nos Pisos Profissionais.

 

  • Lutarmos, de modo unitário, pela geração e manutenção do emprego. Não aceitaremos demissões e a justificativa patronal de que a crise econômica nacional força o corte de vagas e fomenta o subemprego e a informalidade.

 

Esses encaminhamentos aprovados pela plenária do 24º Congresso Sindical Comerciário do Estado de São Paulo vão fazer cumprir o tema central: “Movimento Sindical: diálogo e reflexões sobre o cenário atual”.

 

 

 

Fonte: Fecomerciários

 

Notícias